mardi 5 mai 2009

Você já ouviu falar de Interim Management?

ínterim Management, Uma Alternativa
No contexto atual, o Brasil e o mundo vivem momentos onde os modelos pré-existentes precisam ser repensados e reformulados. O cenário é a globalização, os custos e produtividades são exemplares
No contexto atual, o Brasil e o mundo vivem momentos onde os modelos pré-existentes precisam ser repensados e reformulados. O cenário é a globalização, os custos e produtividades são exemplares, porém, custo da mão de obra precisa ser minimizado. No Brasil temos como agravantes:
 os encargos trabalhistas, que consistem uma ameaça. O conceito de que a mão de obra brasileira é qualificada, abundante e barata, contrapõe-se com os encargos e benefícios aqui aplicados.
 o processo de envelhecimento do empregado qualificado brasileiro foi antecipado para a faixa etária de 40 anos. O número assusta? Então registre: as empresas de ponta, com modelos agressivos, vem reduzindo a faixa dos 40 para 35!
Com esse cenário cada vez mais apertado, como as empresas podem sobreviver sem executivos experientes, gabaritados, com vivencia em situações variadas (inflação, por exemplo), com comprovada liderança para exercer em momentos cruciais numa empresa?
O INTERIM MANAGEMENT. É uma nova modalidade de trabalho no Brasil, criando oportunidades para executivos, maiores de 40 anos, que não estão sendo aproveitados em empresas. O conceito de Interim Management pode ser assim definido:  é o uso pontual de executivos de alto nível para a execução de tarefas que podem incluir a gestão de situações para as quais as empresas não tem recursos humanos disponíveis, especialização ou experiência prévia.
 é a execução, por tempo limitado, de tarefas gerenciais típicas. Oferece modelos adequados para desafios que exigem encaminhamento imediato e eficaz.
Entendendo a ideologia básica: Interim Management não é:
 um emprego temporário ou uma atividade ponte entre contratos convencionais de emprego. Aplica-se para profissionais que:
 optaram por uma escolha de carreira independente. Em vez de ter seu emprego e fonte de rendimentos oriundos de empregos convencionais, sua remuneração decorre de um contrato com tempo certo, objetivo certo e valor definido por uma taxa diária ou horária;
 atuem de forma independente. Seu contratante pode ser uma empresa de especializada na prestação de serviços no segmento ou pode ser o cliente final;
 aceitem trocar a segurança da atividade convencional pela incerteza do futuro, mas com maior qualidade de vida. Intervalos entre contratos consistem em momentos de reflexão, lazer familiar ou individual e o momento da sua reciclagem;
 apreciem trabalhar por projetos;
 possuam reserva financeira para bancar, por vezes, longos períodos de "entre trabalhos".
Como pode ser observado, esta alternativa, envolve uma verdadeira troca de paradigmas. A segurança e os benefícios assegurados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) inexistem. Se o profissional, que pretende atuar como Ínterim Management, não tiver consciência destes aspectos, o modelo pode se tornar mais uma ameaça do que uma oportunidade.
Para as empresas, um novo caminho se abre:
1. apresenta uma nova relação de trabalho, aplicável para o presente e/ou futuro próximo;
2. permite absorver mão de obra qualificada que, por diversas razões, foi descartada do modelo produtivo;
3. traz soluções para empresas pequenas médias ou grandes, de todos os setores;

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire